INFORMATIVO QUADRANGULAR


Relacionamentos Saudáveis

O ser humano possui três áreas de relacionamento que permeiam a sua vida: O relacionamento com Deus (espiritual), o relacionamento com seu próximo (social) e o relacionamento consigo mesmo (intra-pessoal).
O relacionamento espiritual diz respeito aqueles momentos que dedicamos à reflexão da Palavra de Deus, à meditação e à oração. São os momentos de diálogo com o Senhor em sua maneira mais simples e prática.
O relacionamento social nos ensina diariamente que fomos criados para vivermos em comunidade. Aprendemos essas verdades no dia-dia através dos vizinhos, amigos e família.
O relacionamento ‘‘Intra-pessoal’’ por sua vez é o gestor do ser, do pensar, do agir, do sonhar e do sentir.
Para se ter equilíbrio e uma vida saudável em todas as áreas, devemos procurar a excelência em todos os modos de nos relacionarmos.
No Evangelho de João capítulo treze (Jo 13.1-9), vemos o Senhor Jesus nos ensinando a respeito de relacionamentos pessoais (sociais). Jesus ensina através de um gesto que para muitos é paradoxal, em se tratando do próprio Deus encarnado, onde Ele após uma refeição toma uma toalha e uma bacia com água e começa a lavar os pés de seus discípulos. Na verdade, Jesus queria tratar o caráter de seus seguidores, de tal maneira que vivessem em prol de seus próximos, levando em consideração que toda vez que fizessem isso estariam fazendo ao próprio Senhor. (veja Mateus 25.31-46)
O ato de lavar os pés era um hábito comum na Palestina, pois as pessoas andavam a pé ou em animais de montaria como camelos e jumentos e não usavam calçados fechados como vemos nos modelos atuais e sim sandálias abertas amarradas em torno das canelas. Isso proporcionava um contato direto dos pés com o pó da estrada, o suor dos animais e suas fezes pelo caminho, que juntamente com a própria transpiração deixava os pés um tanto quanto sujos e desagradáveis. Quando uma visita chegava em uma casa, logo o anfitrião ordenava ao serviçal mais inferior para realizar esse serviço, que além de desagradável era humilhante.
Jesus resumiu nosso relacionamento com o próximo através do ato do lava pés, onde Ele ensinou o degrau mais alto de um discípulo: O servir. 
Se relacionar bem com uma pessoa não significa apenas tratá-la de forma cortês e elegante, mas sim se doar, ser prático e incondicionalmente benévolo. O amor que Jesus Cristo nos ensina a ter para com todos é incansável e duradouro, não se resume somente a uma amizade formal e vai além de práticas mecânicas e obrigatórias, mas se expressa através de atos expontâneos de amor e serviço para com o meu ‘‘eu semelhante’’. A bíblia deixa claro a importância do servir (amar) ao meu semelhante quando alerta que devemos amar à Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Nosso Senhor deixou isso registrado em Marcos 12.30,31 para que nunca esqueçamos de nossa essência enquanto seres-humanos.

Pr. Anderson Luiz (Igreja do Evangelho Quadrangular) 

Um comentário:

  1. Você sabia?
    A Acupuntura, conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais, é considerada como um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Os historiadores acreditam que esta técnica tenha surgido, há mais de 5 mil anos, na China, espalhando-se por vários países da Ásia e por todo o mundo, chegando ao Brasil apenas na década de 50.
    Consiste no estímulo de pontos localizados na superfície da pele, podendo ser utilizados neste processo, agulhas, ventosas, massagens e até mesmo o calor proveniente da queima da moxa (bastão preparado com a erva Artemísia). O diagnóstico é feito após um longo e detalhado questionamento sobre os diferentes aspectos da vida física e emocional do paciente, associado ao exame clínico da pulsação, respiração, cor e aspecto da pele, da língua, etc.
    De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, os chamados Meridianos, reorganizando o funcionamento de todo o nosso organismo nos planos físico e emocional. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo, a prevenção e cura de patologias

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recadinho.